Oficinas pedagógicas como uma experiência interdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v23i1.4012

Resumo

O mundo contemporâneo evidencia grandes transformações no âmbito educacional. A articulação entre teoria e prática ganhou preponderância na onipresença das tecnologias digitais e encontra na metodologia das oficinas pedagógicas um recurso favorável. Este artigo tem por objetivo caracterizar a oficina pedagógica como forma de construir conhecimento a partir da ação e da reflexão e relatar uma experiência de oficinas interdisciplinares com base nos gêneros discursivos e na linguagem como uma atividade social. A experiência foi propiciada a partir de um convite para ministrar uma oficina na I Semana Literária de uma escola da rede privada da cidade de Santa Maria- RS. Os profissionais ministrantes da oficina intitulada “Os gêneros discursivos em diferentes contextos”, são de diferentes áreas, sendo elas Filosofia, Direito, Letras, Pedagogia e Jornalismo. Para a escrita do artigo, adota-se a metodologia da pesquisa bibliográfica com relatos de experiência da oficina pedagógica. Os gêneros discursivos são um profícuo campo interdisciplinar por onde podem transitar diferentes áreas do conhecimento, propiciando, através do funcionamento da língua, o desenvolvimento sociocultural dos sujeitos. Desse modo, a partir do planejamento de uma oficina baseada em alguns gêneros discursivos disponíveis na sociedade, verificou-se a importância de uma proposta interdisciplinar articulada entre as diferentes áreas do conhecimento como um recurso oportuno para desenvolver aprendizagens, por meio da produção textual.

Biografia do Autor

Graciela Beck de Bitencourt dos Santos, Universidade Franciscana - UFN Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul - IFFar

Graciela Beck de Bitencourt dos Santos. Graduada   em  Letras   Português/Inglês   e   Respectivas   Literaturas,  Docente do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul, Mestranda   em   Ensino   de Humanidades   e   Linguagens, Universidade  Franciscana   (UFN).  Bolsista   da   Coordenação   de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

 

 

Clarice Rosa Machado, Universidade Franciscana

Graduada em Licenciatura Plena em Filosofia - Universidade Franciscana (UFN). Mestra em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana - Bolsista PROSUC/CAPES. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UNIFRA/CAPES - Edital 61/2013 (2014-2018), atuando no Colégio Estadual Manoel Ribas e, posteriormente, no Colégio Estadual Padre Rômulo Zanchi, Santa Maria, RS. Atuou como Monitora do Programa Mais Educação em escola da Rede Municipal de Santa Maria. Tem interesse nas seguintes áreas: Ensino de Filosofia; Filosofia da Educação; Bioética; Ensino de Humanidades; Lógica. Participa dos grupos de pesquisa: Dimensões do Agir Humano; Ensino de Humanidades e Linguagens e do Grupo de Estudos em Políticas Educacionais e Inclusão (GEPEI)

Renata Quinhones Pereira, Universidade Franciscana

Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN. Advogada. Possui graduação em Direito pela Faculdade Palotina de Santa Maria - FAPAS (2018). Participou do projeto Escola de Todos, um convênio de Cooperação Técnica Internacional entre o Governo de Cabo Verde (África) e o Governo Brasileiro, por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação, ABC, Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Ministério da Educação e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, ocasião em que realizou a viagem técnica a Cabo Verde (África) para a capacitação dos professores locais. Possui experiência como ministrante de cursos de formação de professores e tutores para o ambiente virtual de aprendizagem (MOODLE). Foi bolsista para iniciação científica do Curso de Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado da UFSM. Participou do grupo de pesquisa sobre questões atuais de Processo Civil. Foi monitora das disciplinas de Direito Processual Civil IV e Direito Tributário. É pesquisadora do grupo de estudos sobre Políticas Educacionais e Inclusão da Universidade Franciscana - UFN. Integrante do Grupo de Estudos da OAB em Direito e Processo Penal, Subseção Santa Maria,RS. Membro da Comissão da Advocacia Criminalista e da Comissão Especial de Defesa da Infância e Juventude, Subseção Santa Maria, RS.

Tatiane de Fátima da Silva Pessôa, Universidade Franciscana

Advogada. Doutoranda no Programa da Pós-Graduação em Filosofia - Mestrado e Doutorado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), na linha de pesquisa Constitucionalismo Contemporâneo. Pós-graduada em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana (UFN). Pós-graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Instituição Damásio educacional. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (UFN). Professora na SL cursos preparatórios para OAB. Juíza leiga Posto-Ajuris POA/RS. Integrante dos Grupos de Pesquisa: "Direitos Fundamentais na Sociedade da Informação", vinculado ao PPGD da UNISC e coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Gonzaga Silva Adolfo. Graduanda em Letras - Licenciatura – habilitação Português e Literatura Língua Portuguesa (UFSM).

Carla da Silva Ribeiro, Universidade Franciscana

Graduada em Pedagogia pela Universidade Franciscana, UFN, Santa Maria - RS. Especialista em Coordenação Pedagógica: Construção Coletiva, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Luterana do Brasil, Ulbra, Canoas, RS. Mestranda bolsista PROSUC/CAPES, Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana, UFN, Santa Maria - RS. Principais áreas de pesquisa: ensino nos anos iniciais; educação; ensino de educação ambiental.

Elsbeth Léia Spode Becker, Universidade Franciscana

Possui: Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(2008). Mestrado em Engenharia Agrícola Área das Ciências Rurais pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1999). Graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1996). Graduação em Geografia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1994). Atuou como professora adjunta III na Universidade Franciscana - UFN nos cursos de Geografia, Turismo e Mestrado em Ensino de Humanidades. Foi professora da rede pública estadual na Escola Estadual de Ensino Básico Augusto Ruschi e no Instituto São José de Santa Maria. Aposentada desde janeiro de 2021.

Bianca de França Zasso, Universidade Franciscana

Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (Bolsista CAPES). Possui Especialização em Cinema pela Universidade Franciscana (UFN). Graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo na mesma instituição (2009). Integrou, durante 5 anos, o projeto de extensão Cineclube UNIFRA. Afiliada da Accirs - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e da Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Integrante do Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.Integrou o grupo de estudos Teoria Política Feminista, coordenado pela Dra. Letícia Machado Spinelli, do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2022-08-26

Como Citar

Santos, G. B. de B. dos, Machado, C. R., Pereira, R. Q., Pessôa, T. de F. da S., Ribeiro, C. da S., Becker, E. L. S., & Zasso, B. de F. (2022). Oficinas pedagógicas como uma experiência interdisciplinar. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 23(1), 119–132. https://doi.org/10.37780/ch.v23i1.4012

Edição

Seção

Artigos