A experiência de uma disciplina Extensionista do curso de Odontologia durante a pandemia da COVID-19
Resumo
Em atividades extensionistas, o compartilhamento de conhecimentos é essencial para mudar hábitos. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de acadêmicas em uma disciplina extensionista do curso de odontologia da Universidade Franciscana-Santa Maria/RS, durante a retomada das atividades práticas na pandemia da COVID-19. A metodologia utilizada nesta disciplina extensionista foi a Espiral Construtivista, uma metodologia ativa de ensino-aprendizado. As atividades de extensão relatadas ocorreram de setembro a dezembro de 2020, durante o período de retomada das atividades práticas na pandemia da COVID-19. Após conhecer a forma que as crianças vivem, como se relacionam e estabelecer as questões problemas, foram propostas soluções previamente planejadas dentro de cada realidade. As necessidades estavam relacionadas principalmente a doença cárie e periodontal. A vivência nesta disciplina foi ao mesmo tempo uma oportunidade de aprendizado e uma experiência construtiva baseada em resiliência e humanização, de diálogos, construção de vínculo, possibilidade de trocas e nos permitiu ajudar a criança a devolver a autonomia do cuidado.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3939
Apontamentos
- Não há apontamentos.
OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA
Artes, Letras e Comunicação | Ciências da Saúde | Ciências Humanas | Ciências Naturais e Tecnológicas
Ciências Sociais Aplicadas | Thaumazein | Vidya
INDEXADA EM
Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.
Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.