Moda e sustentabilidade: um consumo consciente e os cuidados com o planeta

Maryeli Corrêa Cheiram, Elsbeth Leia Spode Becker

Resumo


Neste artigo objetiva-se refletir sobre o consumo consciente de moda e, dessa forma, engendrar a compreensão para o cuidado e o respeito com o Planeta. Abordam-se, também, questões de sustentabilidade, marcas que têm a preocupação sustentável e maneiras de ser sustentável enquanto consumidor, além da iminente importância da preservação da vida na Terra. Buscou-se, do mesmo modo, considerar a importância do ensino para promover a cultura da sustentabilidade. A metodologia está embasada no estado da arte, na perspectiva da pesquisa qualitativa e na abordagem descritiva, a partir de autores e de exemplos que proporcionam percepções para a sustentabilidade e o consumo consciente de moda. Pôde-se inferir que há uma emergente necessidade de uma nova cultura de consumo, que seja embasada nas microtendências e, assim, modificar o pensamento da humanidade, criando práticas econômicas, políticas e sociais para o reaproveitamento em benefício da natureza e dos seres humanos.

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DOI: https://doi.org/10.37780/ch.v22i1.3883

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