A formação continuada para professores da educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v22i1.3763Resumo
O presente trabalho trata de um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada em uma universidade do interior do RS, a qual analisa como acontece a formação continuada dos docentes da educação infantil nas escolas do campo. Assim, o objetivo deste é refletir sobre a formação continuada de professores da educação infantil do campo por meio de uma discussão teórico-conceitual a luz de referenciais teóricos e dos marcos regulatórios desta categoria de educacional. Para a pesquisa se fez uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa descritiva. Como resultados evidencia-se que a qualificação profissional, nas escolas do campo de educação infantil, ainda é uma realidade que está em processo de construção, pois ainda existem professores sem a adequada formação profissional para trabalhar com a educação infantil no campo. Portanto, a formação continuada para os professores que atuam no campo deve contemplar as especificidades dessa modalidade de ensino, e para tanto é imprescindível o investimento de políticas públicas voltadas as necessidades desses territórios.