Nesse artigo, são evidenciadas as ferramentas educomunicativas que são alternativas eficientes para serem utilizadas como instrumento pedagógico. Assim, objetivou-se expor tais práticas educomunicativas, bem como a apresentação de plataformas de rede social utilizadas no contexto educacional; a descrição das características de ferramentas educomunicativas utilizadas em situações de ensino aprendizagem; e ainda, relatar exemplos de experiências aplicadas. Metodologicamente, utilizou-se uma pesquisa de cunho exploratório descritivo-qualitativo. Na abordagem teórica, foram utilizados autores como Soares (2002), Coscarelli (2003), Martín-Barbero (2009), Thompson (1998), entre outros. Concluiu-se que a multimodalidade presente nas linguagens oral, escrita, audiovisual e multimídia nas ferramentas e plataformas educomunicativas facilita a aprendizagem, fazendo com que o processo seja mais desafiador e sintonizado com a base sócio técnica e sociocultural de nossa sociedade, e por isso a importância de explorar tais recursos.
Biografia do Autor
Roberta Bastos Mathias, Universidade Franciscana - UFN
Graduada em Letras. Aluna do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN
Valeria Iensen Bortoluzzi, Universidade Franciscana - UFN
Doutora em Letras. Professora do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN.
Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN
Doutora. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN