Ferramentas e plataformas educomunicativas e sua diversidade didática

Roberta Bastos Mathias, Valeria Iensen Bortoluzzi, Taís Steffenello Ghisleni

Resumo


Nesse artigo, são evidenciadas as ferramentas educomunicativas que são alternativas eficientes para serem utilizadas como instrumento pedagógico. Assim, objetivou-se expor tais práticas educomunicativas, bem como a apresentação de plataformas de rede social utilizadas no contexto educacional; a descrição das características de ferramentas educomunicativas utilizadas em situações de ensino aprendizagem; e ainda, relatar exemplos de experiências aplicadas. Metodologicamente, utilizou-se uma pesquisa de cunho exploratório descritivo-qualitativo. Na abordagem teórica, foram utilizados autores como Soares (2002), Coscarelli (2003), Martín-Barbero (2009), Thompson (1998), entre outros. Concluiu-se que a multimodalidade presente nas linguagens oral, escrita, audiovisual e multimídia nas ferramentas e plataformas educomunicativas facilita a aprendizagem, fazendo com que o processo seja mais desafiador e sintonizado com a base sócio técnica e sociocultural de nossa sociedade, e por isso a importância de explorar tais recursos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37780/ch.v22i1.3661

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.