Educação em tempos de pandemia: a migração do ensino para o formato não presencial como um cenário de desafios e possibilidades

Autores

  • Taís Steffenello Ghisleni Universidade Franciscana - UFN http://orcid.org/0000-0002-5405-9492
  • Carlos Henrique da Costa Barreto Universidade Franciscana - UFN
  • Elsbeth Léia Spode Becker Universidade Franciscana - UFN

Resumo

Este é um trabalho situado na temática de ensino em tempos da pandemia da Covid-2019, um cenário em que a acelerada progressão da doença somada às medidas sanitárias de isolamento e distanciamento social culminaram - no meio educacional - em uma repentina migração da educação tradicional presencial para o alternativo formato não presencial de ensino mediado pela tecnologia. Para análise, tomamos esse contexto e o apresentamos numa visão bilateral onde tanto se apresentam desafios a serem superados quanto oportunidades a serem exploradas, dentro do meio educacional. É um estudo de natureza qualitativa e nosso objetivo foi refletir sobre a migração das metodologias do ensino tradicional para o ensino em formato não presencial diante desta dualidade. Para tanto, nos especificamos em descrever os dois modelos que se destacam desse formato (EAD e ERE), traçar seu panorama de desafios e, ainda, descrever as possibilidades mediadas pela tecnologia. Como resultados, temos o fator de resistência e evasão dos alunos como o principal obstáculo na execução plena do formato não presencial e, logo de encontro, resgatamos o conceito das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) como proposta para dinamizar essas dinâmicas e ressignificar o aprendizado em tempos de pandemia - o que completa a dualidade de nossa visão como possibilidades positivas para alunos e professores.

Biografia do Autor

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

Carlos Henrique da Costa Barreto, Universidade Franciscana - UFN

Aluno do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana - UFN. Bolsista Fapergs

Elsbeth Léia Spode Becker, Universidade Franciscana - UFN

Professora Coorientadora, Curso de Geografia – UFN

Downloads

Publicado

2021-01-19

Como Citar

Ghisleni, T. S., Barreto, C. H. da C., & Becker, E. L. S. (2021). Educação em tempos de pandemia: a migração do ensino para o formato não presencial como um cenário de desafios e possibilidades. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(2), 297–311. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3562