Educação em tempos de pandemia: a migração do ensino para o formato não presencial como um cenário de desafios e possibilidades

Taís Steffenello Ghisleni, Carlos Henrique da Costa Barreto, Elsbeth Léia Spode Becker

Resumo


Este é um trabalho situado na temática de ensino em tempos da pandemia da Covid-2019, um cenário em que a acelerada progressão da doença somada às medidas sanitárias de isolamento e distanciamento social culminaram - no meio educacional - em uma repentina migração da educação tradicional presencial para o alternativo formato não presencial de ensino mediado pela tecnologia. Para análise, tomamos esse contexto e o apresentamos numa visão bilateral onde tanto se apresentam desafios a serem superados quanto oportunidades a serem exploradas, dentro do meio educacional. É um estudo de natureza qualitativa e nosso objetivo foi refletir sobre a migração das metodologias do ensino tradicional para o ensino em formato não presencial diante desta dualidade. Para tanto, nos especificamos em descrever os dois modelos que se destacam desse formato (EAD e ERE), traçar seu panorama de desafios e, ainda, descrever as possibilidades mediadas pela tecnologia. Como resultados, temos o fator de resistência e evasão dos alunos como o principal obstáculo na execução plena do formato não presencial e, logo de encontro, resgatamos o conceito das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) como proposta para dinamizar essas dinâmicas e ressignificar o aprendizado em tempos de pandemia - o que completa a dualidade de nossa visão como possibilidades positivas para alunos e professores.


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DOI: https://doi.org/10.37780/ch.v21i2.3562

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