Reflexões sobre a pandemia do novo coronavírus no Brasil

Autores

Resumo

O presente texto visa dialogar sobre a pandemia do novo coronavírus no Brasil, apresentando um histórico das transformações ocorridas na paisagem nacional devido à urbanização das grandes cidades. É importante realizar reflexões sobre quem realmente sofre historicamente com as pandemias, epidemias, ou seja, as doenças de fácil transmissividade. Além de lembrar que o “progresso e o desenvolvimento” territorial, às vezes, são benéficos apenas para uma parcela da população. Para a redação fez-se uso da abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica sites de notícias que já pontuaram tais questões. Cabe destacar que não temos a intenção de sanar ou finalizar, mas sim contribuir para com futuros estudos sobre a temática, neste contexto infere-se a importância do presente texto.

Biografia do Autor

Ana Carla Lenz, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduada em Geografia Licenciatura Plena e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atualmente doutoranda em Geografia na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2021-01-18

Como Citar

Franceschi, E. D. de, Kiefer, A. P., & Lenz, A. C. (2021). Reflexões sobre a pandemia do novo coronavírus no Brasil. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(2), 241–251. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3461