A escola e seus silêncios: a educação em tempo de pandemia

Autores

Resumo

Esta escrita tem como intenção discutir o ensino que se põe diante dessa perspectiva até então desconhecida, esse novo meio pelo qual se dá o tramar do conhecimento que anteriormente se (re)fazia na relação com os corpos e o espaço escolar. Em tempos de pandemia professores(as), estudantes, gestores, comunidade e corpo escolar se encontram diante dessa nova reconfiguração educacional. Deste modo, alguns recortes possibilitados por meio de vivências, práticas e desafios na escola são convidados a tramarem-se e tensionar essa escrita. Diante do isolamento social foram realizados apontamentos sobre as fragilidades que poderiam envolver o ensino a distância. A pandemia apenas mostrou a verdadeira situação em que se encontram as escolas. Conclui-se que mais importante que aprontar as fragilidades da educação é da responsabilidade dos Poder Público, corpo docente, estudantes, responsáveis e comunidade escolar, uma mudança de comportamento, e traçar estratégias para a construção de uma Política educacional que respeites as demandas do campo.

Biografia do Autor

Letícia Ramires Corrêa, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Graduada em geografia pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM (2016); Com especialização em Metodologia de Ensino em geografia pela UNIASSELVI (2019); Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM; Estagiária da Fundação MO´Ã (Organização Não-Governamental de estudos e pesquisas para o desenvolvimento e proteção ambiental). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Educação Ambiental, Interpretação Ambiental, Áreas Protegidas, Unidades de Conservação, Reservas Particulares do Patrimônio Natural com ênfase na conservação dos Recursos Hídricos. Com intercâmbio acadêmico junto ao Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento Territorial (CEGOT) da Universidade do Minho (Portugal) e no Laboratório da Paisagem (Portugal).

Rafael Lesses da Silva, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Possui graduação em Artes Visuais - Licenciatura Plena em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2018), curso-técnico-profissionalizante em Design Gráfico pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM/2011). Acadêmico do curso de Gestão Educacional no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional / PPPG pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professor da Rede Estadual de Educação de Ensino do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2021-01-14

Como Citar

Corrêa, L. R., & Silva, R. L. da. (2021). A escola e seus silêncios: a educação em tempo de pandemia. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(2), 193–205. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3454