Ferramenta digital para o ensino e o planejamento de uma coleção de moda

Gabriel Rodrigues Felipetto, Rubiana de Quadros Sandri, Ricardo Frohlich da Silva, Taís Steffenello Ghisleni, Elsbeth Léia Spode Becker

Resumo


No atual cenário de mudanças e a prática docente tem grande potencial para renovar a educação e proporcionar novas ferramentas e metodologias de ensino. O objetivo principal neste projeto foi criar uma ferramenta digital de ensino aplicada nos cursos de Moda para a criação de uma Coleção de Moda. A metodologia foi embasada na pesquisa qualitativa para compor o planejamento das etapas imprescindíveis para o desenvolvimento de uma ferramenta útil para o ensino e o planejamento de uma Coleção de Moda. A criação da ferramenta foi com a utilização do motor gráfico Unity com programação em linguagem C# no Microsoft Visual Studio. Na modelagem foi utilizado o software 3ds Max 9. A criação do cenário se baseou na Teoria das Cinco Peles ou a Teoria de Hundertwasser (1964). O resultado consistiu na composição de uma ferramenta destinada ao ensino de Moda, para a criação de uma Coleção de Moda. A ferramenta recria o espaço físico, com ambientes e utensílios, necessário para integrar um ateliê de Moda ou parte de uma indústria.


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