Educação popular e COVID-19: relato de experiência sobre a atuação remota no pré-universitário popular alternativa

Carla Pizzuti Savian, Franciele Delevati Ben, Natália Lampert Batista

Resumo


Pensar os impactos da COVID-19 na educação popular se torna um grande desafio, pois a emergência do novo Coronavírus trouxe consigo inúmeros contextos, antes não imaginados, que transformaram significativamente a atuação em sala de aula. Assim, o presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de educadoras do Pré-Universitário Popular Alternativa (PUPA), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), durante o período de março a julho do ano de 2020, visando refletir sobre como essa situação afeta o ensino popular e a formação de educadores vinculados ao PUPA. Metodologicamente, trata-se de um relato de experiência tecido por graduandas de Geografia da referida Universidade. Destaca-se que com o advento do ensino remoto e partindo das experiências aqui apresentadas, considera-se que, para o contexto do PUPA, a pandemia traz severas consequências, pois afastou os estudantes dos seus estudos porque a dificuldade de acesso a infraestrutura básica para as aulas, praticamente, impossibilitou o ensino popular remoto. Conclui-se que a vivência permeada pelas dificuldades impostas pela pandemia trouxe à tona as dificuldades do ensino para uma grande parcela da população brasileira, demostrando a necessidade da formação de professores completar um contexto diverso e capaz de compreender que, em muitos espaços geográficos, a sala de aula, o docente e o discente em conjunto, presencialmente, são a única alternativa possível para a escolarização.


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DOI: https://doi.org/10.37780/ch.v21i2.3451

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