Reflexões geográficas diante da pandemia: relato de experiência em ensino remoto

Autores

Resumo

O presente texto apresenta uma reflexão sobre os diálogos realizados na disciplina de “Tópicos Especiais de Geografia B” (GCC896), ofertada pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para tanto, a abordagem utilizada foi a qualitativa, realizando um debate sobre a realização da disciplina em ensino remoto. Dessa forma, considera-se que as discussões que ocorreram ao longo da disciplina favoreceram as reflexões sobre o ensino de Geografia, em seu sentido amplo, no contexto pandêmico. Os debates foram de suma importância para a formação continuada dos profissionais da área e, também, para mudanças de cunho pessoais para estudantes e docente. Por fim, pode-se dizer que foram espaços relevantes para a construção de um ensino de Geografia mais significativo e de qualidade em época de ensino remoto.

Biografia do Autor

Lucian Armindo da Silva Brinco


Graduado em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Ana Carla Lenz


Mestre e Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, RS. Graduada em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, RS. (2018). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET/UFSM). Integrante do Núcleo de Pesquisa da Paisagem ( NEPA/ Silveira Martins).

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Franciscano (2013). Mestra e Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2015 e 2019 respectivamente). Pós-doutoranda em Geografia (PPGGeo/UFSM) e bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professora de Geografia (Anos Finais) na Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM) em Licença de Interesse Particular (Portaria nº 1586/SMG de 19 de julho de 2019). Membro do Núcleo Editorial da Revista Geografia: Ensino & Pesquisa (REGEP). Participa do Grupo de Pesquisa Educação e Território (GPET) e participou do Grupo de Pesquisa Ciências ambientais em engenharia, da Universidade Franciscana (2014 e 2015), do Laboratório de Cartografia e dos Grupos de Pesquisa Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (NERA) e Geotecnologias aplicadas à análise ambiental da UFSM (2014 a 2019). Foi bolsista de Iniciação Científica (PROBIC) e de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Geografia, no Centro Universitário Franciscano (2011 a 2013). Foi Supervisora do PIBID, Subprojeto Geografia - UFSM (2018 a 2019). Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia; Cartografia Escolar; Educação Ambiental; Geotecnologias e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) na Educação; Multiletramentos, Multimodalidade e Contemporaneidade; Formação de Professores; Educação Popular; Cartografia Geral e Temática; Geografia Urbana; Geografia Agrária; e Geografia Cultural.

Downloads

Publicado

2021-01-18

Como Citar

Brinco, L. A. da S., Lenz, A. C., & Batista, N. L. (2021). Reflexões geográficas diante da pandemia: relato de experiência em ensino remoto. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(2), 253–261. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3430