Cartografia de uma experiência de estágio de um estudante de Psicologia em uma escola: relato de exeriência

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DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v22i1.3413

Resumo

Neste relato de experiência, é apresentada uma cartografia de uma experiência de estágio de um estudante de psicologia em uma escola do interior do Rio grande do Sul durante o ano de 2015. O qual tem como objetivo geral problematizar a respeito das práticas da Psicologia na escola e como objetivos específicos, demonstrar as práticas da educação de Jovens e Adultos (EJA) bem como analisar o papel da Psicologia ao proporcionar local de diálogo e discussões aos estudantes no âmbito escolar. A metodologia foi construída na perspectiva cartográfica, com uso dos diários de campo e dos conceitos de análise de implicação e analisador propostos por Baremblit (2002) e do conceito de Desejo em três movimentos (ROLNIK, 2014). Os resultados demonstraram que a presença do estagiário causava no início certa desconfiança porém ao se colocar à disposição da equipe de psicologia da escola e começar a atuar junto ao PIBID foi criada uma relação de confiança e as demandas existentes começaram a surgir e reconhecer no saber trazido pelo estudante um lugar de escuta e acolhimento, o qual pode contribuir através de dispositivos e do uso do conceito intercessores, em múltiplos aspectos da escola retirando o pensamento dos indivíduos de sua imobilidade. A conclusão demostra que o território tão buscado pelo estagiário na escola não se revelou como este desejava ou imaginava que devesse acontecer, foi preciso criar um outro modo de coexistir no espaço escolar onde a liberdade de transitar em diversos lugares seria a sua prática fundamental.

Biografia do Autor

Ederson Juliano Sezimbra, FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA

Psicólogo clínico, pós- graduando em educação.

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Publicado

2021-09-17

Como Citar

Sezimbra, E. J., & Oliveira, D. C. de. (2021). Cartografia de uma experiência de estágio de um estudante de Psicologia em uma escola: relato de exeriência. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 22(1), 13–21. https://doi.org/10.37780/ch.v22i1.3413

Edição

Seção

Artigos