Os cenários da pandemia: a Geografia, o ensino remoto e a escola

Autores

Resumo

O presente artigo dialoga sobre a importância do ensino de Geografia e do professor da disciplina para a construção da interpretação crítica do espaço geográfico (vivido ou não) pelos estudantes, sobre o ensino remoto em tempos de pandemia e a escola enquanto lugar, não só de ensino e aprendizagem, mas também de pertencimento. Para tal, fez-se uso da abordagem qualitativa, de revisão teórica e de pesquisa de “campo virtual”, por meio do aplicativo de mensagens instantâneas de texto, de voz e de vídeos, WhatsApp, nos meses de maio, junho e julho de 2020. Observou-se que o isolamento social tem despertado inúmeras inquietações tanto para estudantes como para professores, bem como que a escola é um lugar essencial a comunidade escolar, para além do papel de escolarização, mas também de construção de identidades e de conhecimentos geográficos. Assim, conclui-se que a pandemia reitera a importância da presença o professor, do estudante e de toda a comunidade escolar no lugar-escola, bem como que o ensino remoto, por mais abrangente que se proponha, não dá conta das peculiaridades dos contextos vividos pelos estudantes e docentes imbricados no ensino de Geografia.

Biografia do Autor

Ana Carla Lenz, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre e Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, RS. Graduada em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, RS. (2018). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET/UFSM). Integrante do Núcleo de Pesquisa da Paisagem ( NEPA/ Silveira Martins).

Ana Paula Kiefer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduanda em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Lucian Armindo da Silva Brinco, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduado em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Franciscano (2013). Mestra e Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2015 e 2019 respectivamente). Pós-doutoranda em Geografia (PPGGeo/UFSM) e bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professora de Geografia (Anos Finais) na Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM) em Licença de Interesse Particular (Portaria nº 1586/SMG de 19 de julho de 2019). Membro do Núcleo Editorial da Revista Geografia: Ensino & Pesquisa (REGEP). Participa do Grupo de Pesquisa Educação e Território (GPET) e participou do Grupo de Pesquisa Ciências ambientais em engenharia, da Universidade Franciscana (2014 e 2015), do Laboratório de Cartografia e dos Grupos de Pesquisa Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (NERA) e Geotecnologias aplicadas à análise ambiental da UFSM (2014 a 2019). Foi bolsista de Iniciação Científica (PROBIC) e de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Geografia, no Centro Universitário Franciscano (2011 a 2013). Foi Supervisora do PIBID, Subprojeto Geografia - UFSM (2018 a 2019). Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia; Cartografia Escolar; Educação Ambiental; Geotecnologias e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) na Educação; Multiletramentos, Multimodalidade e Contemporaneidade; Formação de Professores; Educação Popular; Cartografia Geral e Temática; Geografia Urbana; Geografia Agrária; e Geografia Cultural.

Downloads

Publicado

2021-01-18

Como Citar

Lenz, A. C., Kiefer, A. P., Brinco, L. A. da S., & Batista, N. L. (2021). Os cenários da pandemia: a Geografia, o ensino remoto e a escola. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(2), 263–275. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3409