Alfabetização e letramento aplicados aos dados da COVID-19: exemplos práticos para a docência em nível básico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v21i2.3405

Resumo

O presente artigo imbricado nas questões emergentes dos efeitos da pandemia, provocados pela COVID-19, na educação e nas práticas escolares tem por objetivos: primeiramente, apresentar plataformas de dados da COVID-19 que fomentem a alfabetização e o letramento cartográfico; e, apresentar propostas de atividades e discussões para as aulas de Geografia que auxiliem aos educadores na oferta de um trabalho educacional que auxilie à população na compreensão dos dados sobre a pandemia. A importância da discussão dos dados da COVID-19 se dá em função da necessidade de os alunos compreenderem como a Geografia pode explicar vários padrões de dispersão do vírus e a cartografia escolar deve ser utilizada voltada para a interpretação dos mapas e construção do conceito espacial. As propostas apresentadas podem tornar significativa a interpretação da evolução da pandemia, bem como aliam os conhecimentos geográficos e da cartografia escolar com o uso de ferramentas tecnológicas que podem motivar e estimular professores e estudantes na promoção de práticas pedagógicas remotas em contextos possíveis.

Biografia do Autor

Carina Petsch, UFSM

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Em 2017 participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES, desenvolvendo seu projeto na Universidade Friedrich Alexander (FAU), na área de Sensoriamento Remoto. Atuou como professora colaboradora da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão, lecionando nas disciplinas de Cartografia Geral e Geografia do Brasil para o curso de Geografia,no período de 05/2018 a 03/2019. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Antártica, monitoramento de geleiras, Ensino Polar, Geomorfologia glacial, Sensoriamento Remoto e Cartografia. Atua como pesquisadora no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM e Centro Polar e Climático (CPC) da UFRGS. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atuando na área de Geografia Física, Ensino e Cartografia.

 

Natália Lampert Batista, UFSM

Graduada em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Franciscano (2013). Mestra e Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2015 e 2019 respectivamente). Pós-doutoranda em Geografia (PPGGeo/UFSM) e bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professora de Geografia (Anos Finais) na Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM) em Licença de Interesse Particular (Portaria nº 1586/SMG de 19 de julho de 2019). Colaboradora no Observatório de Dados da COVID-19, UFSM (2020). Membro do Núcleo Editorial da Revista Geografia: Ensino & Pesquisa (REGEP). Participa do Grupo de Pesquisa Educação e Território (GPET) e do Núcleo de Estudos da Paisagem (NEPA) e participou do Grupo de Pesquisa Ciências ambientais em engenharia, da Universidade Franciscana (2014 e 2015), do Laboratório de Cartografia e dos Grupos de Pesquisa Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (NERA) e Geotecnologias aplicadas à análise ambiental da UFSM (2014 a 2019). Foi bolsista de Iniciação Científica (PROBIC) e de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Geografia, no Centro Universitário Franciscano (2011 a 2013). Foi Supervisora do PIBID, Subprojeto Geografia - UFSM (2018 a 2019). Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia; Cartografia Escolar; Educação Ambiental; Geotecnologias e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) na Educação; Multiletramentos, Multimodalidade e Contemporaneidade; Formação de Professores; Educação Popular; Cartografia Geral e Temática; Geografia Urbana; Geografia Agrária; e Geografia Cultural.

 

Maurício Rizzatti, UFSM

Doutorando em Geografia (Passagem Direta para o Doutorado) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É Mestre e Licenciado em Geografia pela UFSM. É integrante do Laboratório de Cartografia e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Geografia da Saúde (NePeGS) da UFSM. Foi integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (UFSM). É colaborador do Observatório de dados da COVID-19 da UFSM. Pesquisa na área de Cartografia, Geoprocessamento, Cartografia Escolar e a Teoria das Inteligências Múltiplas, Geotecnologias, Sensoriamento Remoto na Educação Básica; Geografia Física, Geografia Urbana e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

 

Tascieli Feltrin, UFSM

Doutoranda em Educação (UFSM). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Gestão Escolar pela UFSM/ UAB (2013). Graduada em Letras licenciatura plena em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e respectivas Literaturas pela Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES/2011). Tutora do Curso de Formação em Letras Português e Literatura pela UAB/UFSM. Professora de língua portuguesa, Servidora pública na rede municipal de educação de Santa Maria. Atuou como Bolsista no projeto Biblioteca Comunitária: Embarque na Onda da Leitura (FAMES 2010-2011), como educadora no projeto de Extensão Práxis Pré-Vestibular Popular da UFSM (2014) e, como Tutora do Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional UAB/UFSM (2017-2019) e no curso de Letras Português/Literatura (2019 -). Atualmente, também, desenvolve atividades de incentivo à leitura e escrita criativa através da oficina de criação literária ImaginaMundos. Possui experiência nas seguintes áreas de estudo: Educação Popular, Culturas Periféricas, Educação de Jovens e Adultos, História da Educação, Educação Libertária, Literatura Popular e Multiletramentos, experiências educacionais não-escolares e Formação de professore para atuação em contextos de Vulnerabilidade Social.

 

Dayane Oliveira Verneque, UFSM

Possui ensino-fundamental-primeiro-graupela Escola Estadual Washington Alves Natel (2013) e ensino-medio-segundo-grau pela Escola Estadual Carlos de Moraes Andrade(2015). Atualmente é Pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana.

Downloads

Publicado

2020-11-19

Como Citar

Petsch, C., Batista, N. L., Rizzatti, M., Feltrin, T., & Verneque, D. O. (2020). Alfabetização e letramento aplicados aos dados da COVID-19: exemplos práticos para a docência em nível básico. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(2), 29–44. https://doi.org/10.37780/ch.v21i2.3405