Alfabetização e letramento aplicados aos dados da COVID-19: exemplos práticos para a docência em nível básico
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v21i2.3405Resumo
O presente artigo imbricado nas questões emergentes dos efeitos da pandemia, provocados pela COVID-19, na educação e nas práticas escolares tem por objetivos: primeiramente, apresentar plataformas de dados da COVID-19 que fomentem a alfabetização e o letramento cartográfico; e, apresentar propostas de atividades e discussões para as aulas de Geografia que auxiliem aos educadores na oferta de um trabalho educacional que auxilie à população na compreensão dos dados sobre a pandemia. A importância da discussão dos dados da COVID-19 se dá em função da necessidade de os alunos compreenderem como a Geografia pode explicar vários padrões de dispersão do vírus e a cartografia escolar deve ser utilizada voltada para a interpretação dos mapas e construção do conceito espacial. As propostas apresentadas podem tornar significativa a interpretação da evolução da pandemia, bem como aliam os conhecimentos geográficos e da cartografia escolar com o uso de ferramentas tecnológicas que podem motivar e estimular professores e estudantes na promoção de práticas pedagógicas remotas em contextos possíveis.
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