Saber e complexidade como fundamento epistemológico da pedagogia e da cidadania ambiental

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Resumo

Neste estudo, que se caracteriza como uma revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa, objetiva-se apontar como o saber ambiental e a complexidade se constituem em fundamento epistemológico da pedagogia e da cidadania ambiental. Para tanto, realizou-se uma investigação em obras e artigos científicos que abordam o tema em questão. O estudo permite constatar que o saber ambiental deve direcionar-se à resolução de problemas, baseado em valores éticos do saber complexo e em conhecimentos práticos, para viabilizar a reconstrução da ordem socioambiental, a reorganização das bases de produção e a sobrevivência humana. Essa lógica possibilita perceber que a construção da cidadania ambiental, em uma sociedade complexa, é pertinente, a fim de minimizar os problemas ambientais causados pela ação do homem, superar o modelo econômico capitalista, que considera a natureza fonte indiscriminada de recursos. Portanto, é preciso repensar e reelaborar o processo educativo, na medida em que as sociedades se transformam.

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Publicado

2020-11-19

Como Citar

Ribeiro, C. da S., Coutinho, C., & Boer, N. (2020). Saber e complexidade como fundamento epistemológico da pedagogia e da cidadania ambiental. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(1), 219–232. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3292

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Artigos