Formação docente na área da Filosofia
Resumo
O presente artigo aborda o contexto histórico da educação aliando a reflexão sobre a formação, limitações e atuação dos docentes no ensino da Filosofia. A partir de leituras dos diversos documentos relacionados a partir da história da educação, formação docente, se despertou o interesse em aprofundar os seguintes temas: profissão e formação, ensino, aprendizagem, papel social da educação, competências e habilidades para os desafios no ensino no século XXI. Estudos e leituras de autores promovidas pelo curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL) pela Universidade Franciscana (UFN). O objetivo desse trabalho é chamar atenção para possíveis limitações na formação docente e o desenvolvimento das competências e habilidades para a prática docente. A metodologia é de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, com leituras das obras dos principais autores relacionados ao tema. A discussão perpassa por uma retomada das principais etapas da constituição da história da educação brasileira. Despertar do interesse para a profissão docente; papel social da educação, a valorização profissional; o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a profissão os desafios na formação docente no século XXI. Conclui-se que a partir da identificação de possíveis limitações, apresenta-se a formação continuada para o desenvolvimento profissional eficaz, suas competências e habilidades na superação das limitações encontradas na prática docente no ensino da Filosofia.