Orientações curriculares para a educação de jovens e adultos: enfoques e contextos nacional e municipal

Autores

  • Lenir Keller Universidade Franciscana
  • Elsbeth Léia Spode Becker Universidade Franciscana

Resumo

O artigo tem por objetivo trazer para o debate as orientações curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, considerando o cenário nacional e o local, a Rede Municipal de Ensino de Santa Maria - RS. Para tanto, as discussões envolvem o conceito de currículo e as implicações no contexto escolar, as orientações curriculares nacional e municipal, os questionamentos sobre a composição da identidade curricular da modalidade a proposta de integração à Educação Profissional. Por meio de uma pesquisa documental são arroladas as diretrizes curriculares e pareceres para a modalidade e, recorrendo à pesquisa bibliográfica, são consideradas as abordagens de Sacristán (2000, 2013), Arroyo (2005, 2011), Oliveira (2007) e Ramos (2010 sobre o tema. Por fim, exploram-se algumas pistas para reflexão e ressignificação do currículo da modalidade e pôde-se inferir que a atual conjuntura educacional da EJA, extremamente fragilizada, necessita discutir o currículo escolar com a efetiva contribuição de alunos e professores e, assim, conduzir à solidez da modalidade como espaço de exercício de direitos e de emancipação.

Biografia do Autor

Lenir Keller, Universidade Franciscana

Professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria e mestranda no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens – MEHL, da Universidade Franciscana – UFN.

Elsbeth Léia Spode Becker, Universidade Franciscana

Professora Adjunta III - Área das Ciências Humanas - Universidade Franciscana.

Downloads

Publicado

2020-11-19

Como Citar

Keller, L., & Becker, E. L. S. (2020). Orientações curriculares para a educação de jovens e adultos: enfoques e contextos nacional e municipal. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(1), 169–185. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3148

Edição

Seção

Artigos