Mobile banking e interatividade: uma análise comparativa dos aplicativos Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal

Autores

  • Pabla Pereira da Silva Universidade Franciscana - UFN
  • Taís Steffenello Ghisleni Universidade Franciscana - UFN

Resumo

Considerando o fato que o número de usuários de smartphones aumenta a cada ano e que o telefone móvel está mais moderno com o uso da tecnologia dos aplicativos que promovem interações sociais e ajudam a realizar tarefas cotidianas, o artigo buscou entender de que modo ocorre as interações entre banco e cliente através dos aplicativos do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Conceitos sobre interatividade, usabilidade, midiatização, banco móvel e comportamento do consumidor de tecnologia foram utilizados, a fim de trazer base teórica para o estudo. A metodologia de natureza qualitativa fez uso de observação e análise de conteúdo dos App’s citados. Como resultado, o artigo conclui que o aplicativo do Banco do Brasil está mais midiatizado do que o aplicativo da Caixa e, dessa forma, parece interagir melhor com os clientes, buscando promover uma relação que distancia o tempo e espaço enquanto reorganiza tarefas diárias dos usuários.

Biografia do Autor

Pabla Pereira da Silva, Universidade Franciscana - UFN

Jornalista. Mestre em Administração (UFSM). MBA em Marketing (UFN).

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Silva, P. P. da, & Ghisleni, T. S. (2020). Mobile banking e interatividade: uma análise comparativa dos aplicativos Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(1), 35–51. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3107

Edição

Seção

Artigos