Educomunicação na escola: narrativa de uma experiência pedagógica

Sandra Beatriz Silva da Costa, Taís Steffenello Ghisleni, Janaína Pereira Pretto Carlesso

Resumo


O presente estudo tem por objetivo analisar o projeto interdisciplinar “Nossa Vida, Nossa Vila”, desenvolvido pela pesquisadora em uma escola da rede pública municipal da região central do RS, estabelecendo os elos da prática educativa narrada com os pressupostos da educomunicação no ambiente escolar. Do mesmo modo, pretende verificar em que medida a mesma colabora para a formação de uma consciência crítica e cidadã dos sujeitos envolvidos, assim como, analisar se a participação dos alunos acontece de forma colaborativa e identificar quais as ferramentas comunicativas utilizadas no desenvolvimento do projeto. Sendo que, o tipo de estudo realizado é de cunho qualitativo e usa a análise da narrativa de “experiência do vivido”. Analisando a experiência educativa tida como objeto deste estudo, constata-se que, foram usadas inúmeras ferramentas “educomunicativas”, assim como, foi possível estabelecer relações colaborativas por parte dos sujeitos envolvidos, através da participação democrática, crítica e criativa. Logo, o processo apresentou muitas características imprescindíveis para a educomunicação, conforme o aporte teórico estudado. Durante e após a realização do trabalho, os alunos apresentaram comportamentos e tiveram iniciativas que demonstraram um avanço na tomada de consciência enquanto cidadãos.

Texto completo:

PDF

Referências


https://doi.org/10.37780/dsch.v21n1-003


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.