Formação de professores de Geografia no Brasil: relatos sobre a organização do IV Ciclo de Palestras Formação de Professores de Geografia no Brasil
Resumo
Pensar a formação inicial e continuada de professores de Geografia é essencial na contemporaneidade, especialmente, em um momento em que essa área do conhecimento de vê desafiada a mostrar a sua importância no contexto da educação básica. Neste sentido, o IV Ciclo de Palestras Formação de Professores de Geografia no Brasil, aqui destacado, emerge como uma possibilidade de fortalecimentos das discussões sobre essa temática, potencializando o diálogo entre as diferentes esferas sociais envolvidas nessa proposta. Objetivo geral do Ciclo de Palestras foi inserir professores, pesquisadores, estudantes e sociedade em geral em uma discussão crítica e reflexiva acerca das temáticas: (1) a autoformação e a formação continuada de professores de Geografia com foco na educação básica; (2) Programas Nacionais de formação inicial de professores (Programa de Bolsas de Iniciação Docência - PIBID - Residência Pedagógica - RP); (3) a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas implicações nas escolas, especialmente, frente ao olhar da Geografia Escolar; e (4) a relação entre as políticas públicas de formação de professores de Geografia com os currículos vigentes nas escolas. O Ciclo de Palestras possibilitou refletir sobre as quatro diferentes temáticas, articulando distintos momentos com vários palestrantes de diferentes instituições de educação básica e superior. As palestras envolveram estudantes de graduação, professores, alunos de pós-graduação, pesquisadores e demais interessados com uma visão multidisciplinar e crítico-reflexiva sobre a formação de professores de Geografia no Brasil.