Educação infantil no contexto mundial e brasileiro: gênese e histórico

Joseane da Silva Miller Rodrigues, Noemi Boer

Resumo


Neste estudo, objetiva-se descrever a gênese e o percurso histórico da educação de crianças pequenas no contexto mundial e brasileiro. A pesquisa é qualitativa e de natureza bibliográfica, fundamentada em Sebastiani (2009), Freitas (2016), Oliveira (2011), Arce (2002), Heiland (2010), Rodrigues (2015-2016) e Kuhlmann Jr (2000), autores que estudam a história das instituições infantis. Entende-se que estudar o percurso histórico das instituições serve como ponto de partida para os docentes que atuam nessa etapa educacional, mas serve também para direcionarem suas práticas pedagógicas em prol do desenvolvimento integral das crianças, articulando o cuidado com a educação. Portanto, acredita-se que é necessário olhar o passado, para compreender o presente e modificar o futuro.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.