Educação infantil no contexto mundial e brasileiro: gênese e histórico
Resumo
Neste estudo, objetiva-se descrever a gênese e o percurso histórico da educação de crianças pequenas no contexto mundial e brasileiro. A pesquisa é qualitativa e de natureza bibliográfica, fundamentada em Sebastiani (2009), Freitas (2016), Oliveira (2011), Arce (2002), Heiland (2010), Rodrigues (2015-2016) e Kuhlmann Jr (2000), autores que estudam a história das instituições infantis. Entende-se que estudar o percurso histórico das instituições serve como ponto de partida para os docentes que atuam nessa etapa educacional, mas serve também para direcionarem suas práticas pedagógicas em prol do desenvolvimento integral das crianças, articulando o cuidado com a educação. Portanto, acredita-se que é necessário olhar o passado, para compreender o presente e modificar o futuro.Downloads
Como Citar
Rodrigues, J. da S. M., & Boer, N. (2019). Educação infantil no contexto mundial e brasileiro: gênese e histórico. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 20(1), 91–104. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2969
Edição
Seção
Artigos