O paradigma da complexidade e a metodologia de projetos: um estudo de revisão teórica

Autores

  • Anderson Daniel Stochero
  • Carolina Nicolodi Dias
  • Noemi Boer

Resumo

O paradigma da complexidade tem como foco o indivíduo, visto como um ser complexo, integral e ativo na construção do seu conhecimento, enquanto concilia razão com sentimentos, emoções e saberes cotidianos. Neste estudo, tem-se por objetivo identificar as relações entre o paradigma da complexidade e a metodologia de projetos de aprendizagem no ambiente escolar. A metodologia do estudo baseia-se em uma revisão bibliográfica, a partir de autores como Behrens (2008), Freire (1987), Martinazzo e Barbosa (2016), Morin (2011), Pantaleão (2003), Petraglia (2008). É possível concluir que há uma convergência entre o paradigma da complexidade e a metodologia de projetos, em relação a pressupostos similares, principalmente na visão do conhecimento como rede interligada, que possibilita aos estudantes a constituição de um saber mais significativo, complexo e relacionado à sua realidade.

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Como Citar

Stochero, A. D., Dias, C. N., & Boer, N. (2019). O paradigma da complexidade e a metodologia de projetos: um estudo de revisão teórica. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 20(1), 23–33. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2965

Edição

Seção

Artigos