Investigando etnografia em pesquisas sobre letramentos acadêmicos

Amanda Pretto, Désirée Motta-Roth

Resumo


A academia pode ser vista como o conjunto de diferentes disciplinas, cada uma delas funcionando como uma comunidade de prática que promove condições para o desenvolvimento dos letramentos acadêmicos. Para investigar esses letramentos, é preciso ir além do texto, investigando, também, o contexto e a perspectiva dos participantes a respeito das suas próprias práticas letradas. Essas interpretações particulares podem ser estudadas por meio do uso de uma abordagem etnográfica de pesquisa. Neste trabalho, objetiva-se fazer uma revisão de literatura recente sobre etnografias de pesquisas em letramentos acadêmicos. Para atingir tal objetivo são feitas duas perguntas: 1) Como diferentes autores definem letramentos acadêmicos?; e 2) Quais instrumentos são adotados em etnografias de práticas de letramentos?. O corpus é composto por artigos publicados, entre os anos de 2013 e 2015, em oito periódicos internacionais sobre escrita acadêmica. Foram selecionados artigos de natureza empírica com ocorrência do termo “etnografia” (“ethnography” e suas variações) no texto ao menos três vezes e com termos relativos à “escrita acadêmica”. Os resultados mostram que pesquisadores que usam uma perspectiva etnográfica definem letramentos acadêmicos como ler e escrever como práticas sociais envolvidas em disciplinas específicas e que, em sua maioria, usam entrevistas para compreender o contexto investigado e validar suas descobertas. Além disso, pesquisadores experientes, de diferentes áreas, são os participantes e informantes centrais em etnografias de práticas de letramentos acadêmicos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.