Elementos de gamificação no aplicativo Duolingo

Autores

  • Guilherme Lima da Rosa Moreira
  • Graziela Frainer Knoll

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever os elementos de gamificação (gamification) presentes em um aplicativo para aprendizagem de línguas, o Duolingo. Para alcançar esse objetivo, foram descritos os componentes de jogo presentes no aplicativo Duolingo e verificou-se como se relacionam os elementos de estética, mecânica e dinâmica para a construção da experiência de gamificação. A pesquisa é qualitativa, com método descritivo a partir das seguintes categorias de análise: componentes estéticos, mecânica e dinâmica. O aplicativo Duolingo é voltado à aprendizagem autônoma e dinâmica de línguas, e como resultados, a diversidade de elementos estéticos, mecânicos e dinâmicos característicos de jogos contribui para criar a gamificação da aprendizagem.

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Como Citar

Moreira, G. L. da R., & Knoll, G. F. (2019). Elementos de gamificação no aplicativo Duolingo. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 19(2), 205–214. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2923

Edição

Seção

Artigos