A representação de cultura nas imagens de um livro didático

Autores

  • Talita Valcanover Duarte Universidade Federal de Santa Maria
  • Graciela Rabuske Hendges

Resumo

Considerando a importância e a popularidade do livro didático no ensino de inglês no Brasil, a presente pesquisa realiza uma análise comparativa entre a representação de cultura nas imagens de um livro didático distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático para as escolas públicas brasileiras e as análises que Gray (2010) desenvolveu sobre o mesmo tema em um contexto global. Os conceitos de cultura que embasam esta pesquisa são discutidos por Motta-Roth (2006) e desenvolvidas por Holliday (1999), e os autores diferenciam “Cultura com C maiúsculo” e “cultura com c minúsculo”. A primeira se refere às características frequentemente estereotipadas das pessoas de determinada etnia, país ou região; já a segunda está relacionada às práticas situadas de um grupo social coeso, ou seja, aos gêneros discursivos. O material analisado nesta pesquisa foi o livro didático melhor avaliado em 2015. Para identificar a representação de cultura, foram considerados quatro aspectos dos atores sociais (van LEEUWEN, 2008) retratados nas imagens presentes no livro didático: gênero social, profissão, etnia e idade. Além disso, o repertório de gêneros abordado pelo livro didático também foi considerado. Os resultados encontrados apontam para uma ênfase no conceito de cultura enquanto atividades rotineiras que dão identidade a grupos sociais menores, e não como comportamentos estereotipados em certos países e etnias, conforme observado nos livros analisados por Gray (2010). Dessa forma, o livro didático analisado aqui apresenta uma visão mais contemporânea de cultura.

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

Duarte, T. V., & Hendges, G. R. (2019). A representação de cultura nas imagens de um livro didático. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 20(1), 35–46. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2816

Edição

Seção

Artigos