As mulheres e a historiografia

Autores

  • Gláucia da Rosa do Amaral Alves
  • Elsbeth Léia Spode Becker

Resumo

A presença das mulheres na historiografia é recente e remete ao contexto social contemporâneo. Porém, por muitos séculos, a História foi pensada e contada somente a partir do imaginário masculino e, nesse sentido, a proposta deste artigo é repensar a respeito da construção da História das mulheres do Ocidente na Historiografia. O diálogo aqui esboçado levará o leitor a compreender o que foi a Escola dos Annales e como se caracterizam as suas três gerações, compreendidas, principalmente, pela ampliação do campo historiográfico, pela interdisciplinaridade e pela construção de uma história totalizante. A metodologia foi embasada na pesquisa bibliográfica na perspectiva da pesquisa qualitativa que relacionou a Escola dos Annales com a História das Mulheres e, a partir disso, descreveu a influência da Revista dos Annales como um instrumento de histografia na abordagem do tema. Pôde-se inferir que, o surgimento da Escola dos Annales, engendrou um movimento historiográfico muito intenso e renovador, colocando em questionamento a historiografia tradicional e apresentando novos e complexos elementos para o conhecimento das sociedades. Dessa forma, foi possível romper paradigmas sociais, cujas questões passaram a ser relacionadas à preocupação com o homem/mulher enquanto ser social e, especialmente, pensar a mulher como protagonista e sujeito histórico e social. E, por fim, pretendeu-se colaborar para ampliação da discussão sobre o tema e, principalmente, evidenciar a ruptura da existência de uma identidade de supremacia eminentemente masculina.

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Como Citar

Alves, G. da R. do A., & Becker, E. L. S. (2018). As mulheres e a historiografia. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 19(1), 115–128. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2571

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Artigos