As mulheres e a historiografia
Resumo
A presença das mulheres na historiografia é recente e remete ao contexto social contemporâneo. Porém, por muitos séculos, a História foi pensada e contada somente a partir do imaginário masculino e, nesse sentido, a proposta deste artigo é repensar a respeito da construção da História das mulheres do Ocidente na Historiografia. O diálogo aqui esboçado levará o leitor a compreender o que foi a Escola dos Annales e como se caracterizam as suas três gerações, compreendidas, principalmente, pela ampliação do campo historiográfico, pela interdisciplinaridade e pela construção de uma história totalizante. A metodologia foi embasada na pesquisa bibliográfica na perspectiva da pesquisa qualitativa que relacionou a Escola dos Annales com a História das Mulheres e, a partir disso, descreveu a influência da Revista dos Annales como um instrumento de histografia na abordagem do tema. Pôde-se inferir que, o surgimento da Escola dos Annales, engendrou um movimento historiográfico muito intenso e renovador, colocando em questionamento a historiografia tradicional e apresentando novos e complexos elementos para o conhecimento das sociedades. Dessa forma, foi possível romper paradigmas sociais, cujas questões passaram a ser relacionadas à preocupação com o homem/mulher enquanto ser social e, especialmente, pensar a mulher como protagonista e sujeito histórico e social. E, por fim, pretendeu-se colaborar para ampliação da discussão sobre o tema e, principalmente, evidenciar a ruptura da existência de uma identidade de supremacia eminentemente masculina.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA
Artes, Letras e Comunicação | Ciências da Saúde | Ciências Humanas | Ciências Naturais e Tecnológicas
Ciências Sociais Aplicadas | Thaumazein | Vidya
INDEXADA EM
Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.
Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.