A perspectiva valorativa da formação docente

Alice Krebs Teles, Danilo Krebs Teles, Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Marcos Alexandre Alves

Resumo


O tema formação docente é complexo e precisa ser discutido para além da simples transmissão de conhecimento, repercussão que exige a qualificação contínua dos docentes. Desta forma, o objetivo da pesquisa centra-se na compreensão do valor da formação docente atenta às capacidades e potencialidades contributivas dos envolvidos no contexto educacional. Para tanto, está fundada em pesquisa qualitativa e de abordagem bibliográfica, atentando para um estudo exploratório sobre a formação docente a partir das políticas públicas. Assim, selecionou-se o material cujo tema atende ao propósito do estudo e como fonte utilizaram-se livros e artigos científicos de periódicos especializados. Como resultados cabe apontar que a formação de políticas públicas parte da relação entre Estado e Sociedade, representando ações que atendam às suas necessidades fundamentais. O preparo do docente advém da própria vontade de aprender, da disposição para o novo, agregando estilos de ensino para a ressignificação e transposição de barreiras tradicionais, de modo que a formação profissional deve pautar-se na identidade com a realidade social, a criticidade e o saber reflexivo e, ainda, a formação de políticas públicas atentas à valorização da docência.

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