A perspectiva valorativa da formação docente

Autores

  • Alice Krebs Teles
  • Danilo Krebs Teles
  • Eliane Aparecida Galvão dos Santos
  • Marcos Alexandre Alves

Resumo

O tema formação docente é complexo e precisa ser discutido para além da simples transmissão de conhecimento, repercussão que exige a qualificação contínua dos docentes. Desta forma, o objetivo da pesquisa centra-se na compreensão do valor da formação docente atenta às capacidades e potencialidades contributivas dos envolvidos no contexto educacional. Para tanto, está fundada em pesquisa qualitativa e de abordagem bibliográfica, atentando para um estudo exploratório sobre a formação docente a partir das políticas públicas. Assim, selecionou-se o material cujo tema atende ao propósito do estudo e como fonte utilizaram-se livros e artigos científicos de periódicos especializados. Como resultados cabe apontar que a formação de políticas públicas parte da relação entre Estado e Sociedade, representando ações que atendam às suas necessidades fundamentais. O preparo do docente advém da própria vontade de aprender, da disposição para o novo, agregando estilos de ensino para a ressignificação e transposição de barreiras tradicionais, de modo que a formação profissional deve pautar-se na identidade com a realidade social, a criticidade e o saber reflexivo e, ainda, a formação de políticas públicas atentas à valorização da docência.

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Como Citar

Teles, A. K., Teles, D. K., Santos, E. A. G. dos, & Alves, M. A. (2018). A perspectiva valorativa da formação docente. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 19(1), 89–99. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2569

Edição

Seção

Artigos