A importância do grupo como apoio no processo de reinserção no mercado de trabalho

Vanessa Trindade Nogueira, Andressa Alves Ferreira, Luciana Tatiane Schneid Ferreira, Alexandre Reis, Fernanda Pires Jaeger

Resumo


O desemprego é uma problemática que vem sendo evidenciada na realidade contemporânea e refere-se a um problema mundial que atinge muitas pessoas. Essa situação afeta a autoestima, bem como a saúde do trabalhador, sendo necessárias intervenções que oportunizem cuidado e orientação a eles. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo fazer um relato de experiência sobre um trabalho realizado com pessoas em situação de desemprego em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul com o intuito de colaborar no processo de reinserção ao mercado de trabalho. Realizaram-se sete encontros em que foram discutidas temáticas como empreendedorismo, educação financeira, seleção e entrevista de emprego, medos, ansiedades e demais necessidades referentes a condições vivenciadas na procura de um novo emprego. Procurou-se trabalhar em grupo com os participantes, tendo como referência a teoria de Pichon-Rivière com a intenção de explorar ao máximo as potencialidades dos componentes enquanto grupo. A partir da experiência desenvolvida, identificou-se que o grupo oportunizou suporte para os participantes, viabilizando apoio social e psíquico aos seus membros.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.