Política pública do PNAIC e formação docente: o (des)caso para com o ensino das Ciências

Autores

  • Neiva Lílian Ferreira Ortiz
  • Rosemar de Fátima Vestena

Resumo

No ano de 2013, o Ministério de Educação e Cultura (MEC) implementou, na maioria das escolas brasileiras, o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Nessa política pública, o currículo para as crianças de seis a oito anos de idade, do ensino fundamental, passou a ser em um Ciclo de Alfabetização (CA) de três anos. A proposta do pacto previu a formação continuada dos docentes à medida que ia sendo implementado nas escolas o CA nos anos escolares junto às crianças. Assim, essa pesquisa objetiva analisar como a proposta do PNAIC contemplou a formação continuada dos docentes em relação a área das Ciências da Natureza (CN). A metodologia do estudo centrou-se em uma abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico e documental. Teve como documentos de análise, as orientações oficiais disponibilizadas pelo MEC no site do PNAIC como cadernos de formação e materiais didáticos distribuídos às escolas, no período de 2013 a 2016. Com esse estudo, sinaliza-se que nos anos de 2013 a 2015 foi priorizada a formação docente de forma presencial e sistemática nas áreas das linguagens e da matemática, bem como, acerca da avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Para a área CN e Ciências Humanas a formação docente não ocorreu do mesmo modo. Assim, as orientações para a condução do processo de ensino e aprendizagem das crianças do CA com relação área das CN se deu apenas, via cadernos didáticos e outros documentos disponíveis on line no site do PNAIC, bem como, nos materiais didáticos disponibilizados às escolas pelo programa do PNAIC.

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Como Citar

Ortiz, N. L. F., & Vestena, R. de F. (2018). Política pública do PNAIC e formação docente: o (des)caso para com o ensino das Ciências. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 18(2), 445–461. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2335

Edição

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Artigos