A formação continuada de professores e os impactos da base nacional comum curricular: um olhar crítico para a reforma do Ensino Médio

Janete Correia Vargas, Isis Moraes Zanardi, Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Fernanda Marquezan

Resumo


Este artigo é resultado de estudos realizados no contexto do curso do mestrado de Humanidades e Linguagens do Centro Universitário Franciscano. O objetivo é discutir a formação continuada de professores da Educação Básica referente à etapa do Ensino Médio, de modo a explicitar os possíveis impactos da Base Nacional Comum Curricular nas políticas educacionais e a necessidade de investimentos na formação docente. Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa caracterizada por uma pesquisa do tipo bibliográfica. Como resultado, apresenta-se uma proposta de formação continuada para professores que atuam no Ensino Médio a partir do modelo interativo-reflexivo. Conclui-se que as propostas de formação continuada precisam ter como premissa a valorização dos saberes dos professores. Assim, eles terão a possibilidade de formar grupos de apoio e de estudos, de modo que possam lidar com situações decorrentes das demandas da profissão.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.