Gestão escolar e as possíveis contribuições para a formação do professor nas dimensões: pessoa, partilha e prudência

Autores

  • Eliane Sousa Araújo
  • Noemi Boer

Resumo

Neste estudo, tem-se por objetivo geral analisar as funções da gestão escolar na formação do professor, centradas nas dimensões pessoa, partilha e prudência. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de natureza bibliográfica, realizada a partir de fontes secundárias. Investigaram-se temas referentes à organização, funções e gestão escolar, bem como a respeito da formação do professor, nas dimensões citadas. Essas dimensões têm um caráter ético e foram complementadas com a visão franciscana do tema. Constatou-se que o sentido atribuído às dimensões pessoa e partilha é o mesmo entre os autores estudados. Em relação à prudência, Nóvoa (2009) entende-o como um aspecto importante na vida do professor, especialmente nas relações com colegas e alunos. Refere-se também ao ato de ensinar aquilo que é preciso ensinar e às razões pelo qual o professor ensina. Já, a filosofia Franciscana conserva uma concepção medieval de prudência, restritas às relações entre homem mulher. Conclui-se que a gestão escolar democrática é o modelo mais adequado e o mais fiel à formação do professor.

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Como Citar

Araújo, E. S., & Boer, N. (2018). Gestão escolar e as possíveis contribuições para a formação do professor nas dimensões: pessoa, partilha e prudência. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 18(2), 377–394. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2329

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Artigos