Formação de alfabetizadores: contribuições das testagens de escrita para o acompanhamento da alfabetização

Autores

  • Alana Rodrigues Rigão
  • Greice Scremin

Resumo

Este artigo apresenta a análise das testagens de escrita, aplicadas em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Santa Maria (RS), a fim de evidenciar sua importância como instrumento de acompanhamento no processo de alfabetização tanto para os professores quanto para os docentes em formação. Justifica-se a relevância dessa temática para a área da educação, tendo em vista a necessidade de professores conhecerem as etapas da aprendizagem da leitura e da escrita por parte das crianças. É necessário analisar os documentos gerados através da escrita espontânea das crianças, pois estes apresentam o nível de escrita em que ela se encontra. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, pois se trata de uma análise que não mensura números. A metodologia de pesquisa foi bibliográfica, aliada ao método autobiográfico já que relata uma experiência formadora. Além disso, foi realizada a aplicação das testagens para coletar resultados a serem analisados de acordo com os níveis de escrita estabelecidos por Ferreiro e Teberosky (1985). A análise foi feita levando em consideração os aspectos construtivos da escrita, assim os alunos se encontraram um no nível silábico e o outro no nível alfabético. Desse modo, conclui-se que as testagens de escrita se configuram como importante instrumento de acompanhamento para o professor, visto que possibilita a avaliação formativa do aluno. Aliado a isto, destaque para a conversação entre Instituições de Ensino Superior e escolas de educação básica que possibilitam a troca de conhecimentos entre professores e acadêmicos.

Downloads

Como Citar

Rigão, A. R., & Scremin, G. (2018). Formação de alfabetizadores: contribuições das testagens de escrita para o acompanhamento da alfabetização. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 18(2), 365–376. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2328

Edição

Seção

Artigos