Ludicidade e formação de professores nos cadernos pedagógicos do PIBID UNIFRA
Resumo
No presente estudo, busca-se investigar em que medida o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) contribui para a formação lúdica dos bolsistas do Centro Universitário Franciscano. Para essa finalidade, realizou-se um levantamento dos artigos publicados nos Cadernos Pedagógicos do PIBID institucional, no período de 2014 a 2015. O corpus da pesquisa é composto por 19 artigos, sendo 11 publicados em 2014 e 8 em 2015. O estudo é exploratório e a análise é de abordagem qualitativa. No tratamento dos dados, os artigos foram categorizados por curso, nível de ensino, público privilegiado e temas trabalhados. Os objetivos dos trabalhos relatados foram analisados nas categorias: conceituais, procedimentais e atitudinais. Constatou-se que os aspectos lúdicos são contemplados nas atividades promovidas pelos Subprojetos nas escolas o que contribui para a formação lúdica dos bolsistas. No entanto, os dados apontam que essa formação precisa ser incentivada como metodologia de ensino que possibilita aprendizagens significativas e prazerosas.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











