Ludicidade e formação de professores nos cadernos pedagógicos do PIBID UNIFRA

Aline Preuss Freitas Ferreira, Noemi Boer, Fernanda Figueira Marquezan

Resumo


No presente estudo, busca-se investigar em que medida o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) contribui para a formação lúdica dos bolsistas do Centro Universitário Franciscano. Para essa finalidade, realizou-se um levantamento dos artigos publicados nos Cadernos Pedagógicos do PIBID institucional, no período de 2014 a 2015. O corpus da pesquisa é composto por 19 artigos, sendo 11 publicados em 2014 e 8 em 2015.  O estudo é exploratório e a análise é de abordagem qualitativa. No tratamento dos dados, os artigos foram categorizados por curso, nível de ensino, público privilegiado e temas trabalhados. Os objetivos dos trabalhos relatados foram analisados nas categorias: conceituais, procedimentais e atitudinais.  Constatou-se que os aspectos lúdicos são contemplados nas atividades promovidas pelos Subprojetos nas escolas o que contribui para a formação lúdica dos bolsistas. No entanto, os dados apontam que essa formação precisa ser incentivada como metodologia de ensino que possibilita aprendizagens significativas e prazerosas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.