Os textos visuais no ensino de Geografia: uma análise ideacional dos infográficos do livro didático “Expedições Geográficas”

Natália Lampert Batista, Maurício Rizzati, Elsbeth Léia Spode Becker, Roberto Cassol

Resumo


Os textos visuais podem contribuir significativamente com o ensino de Geografia e com a compreensão do espaço geográfico. Assim, o presente ensaio tem por objetivo analisar os infográficos da abertura das oito unidades do livro didático “Expedições Geográficas”, no nível ideacional da Gramática do Design Visual (GDV). A proposta metodológica perpassou pela classificação e pela discussão dos textos visuais com base nas categorias propostas na Gramática Visual, de Kress e Van Leeuwen (2006). Concluiu-se que refletir sobre o uso de imagens no século XXI é essencial para a construção do pensamento crítico e para o entendimento das mensagens presentes nos textos visuais. As imagens ganham cada vez mais espaço nessa nova sociedade, globalizada e conectada, formada por uma geração que em pouco tempo de vida presenciou os maiores avanços na tecnologia e na comunicação eletrônica. Portanto, analisar e compreender as interfaces presentes nos infográficos do livro didático “Expedições Geográficas” permite ressaltar a importância deste gênero para o ensino de Geografia e para a compreensão do espaço geográfico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.