Os textos visuais no ensino de Geografia: uma análise ideacional dos infográficos do livro didático “Expedições Geográficas”

Autores

  • Natália Lampert Batista
  • Maurício Rizzati
  • Elsbeth Léia Spode Becker
  • Roberto Cassol

Resumo

Os textos visuais podem contribuir significativamente com o ensino de Geografia e com a compreensão do espaço geográfico. Assim, o presente ensaio tem por objetivo analisar os infográficos da abertura das oito unidades do livro didático “Expedições Geográficas”, no nível ideacional da Gramática do Design Visual (GDV). A proposta metodológica perpassou pela classificação e pela discussão dos textos visuais com base nas categorias propostas na Gramática Visual, de Kress e Van Leeuwen (2006). Concluiu-se que refletir sobre o uso de imagens no século XXI é essencial para a construção do pensamento crítico e para o entendimento das mensagens presentes nos textos visuais. As imagens ganham cada vez mais espaço nessa nova sociedade, globalizada e conectada, formada por uma geração que em pouco tempo de vida presenciou os maiores avanços na tecnologia e na comunicação eletrônica. Portanto, analisar e compreender as interfaces presentes nos infográficos do livro didático “Expedições Geográficas” permite ressaltar a importância deste gênero para o ensino de Geografia e para a compreensão do espaço geográfico.

Downloads

Como Citar

Batista, N. L., Rizzati, M., Becker, E. L. S., & Cassol, R. (2017). Os textos visuais no ensino de Geografia: uma análise ideacional dos infográficos do livro didático “Expedições Geográficas”. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 18(1), 283–293. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2192

Edição

Seção

Artigos