Pedagogia ambiental: concepções de professores e estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Hivi de Jesus Souto Koppe
  • Noemi Boer

Resumo

Neste estudo, objetiva-se contextualizar o cenário histórico e legal da Educação Ambiental (EA) brasileira e analisar aspectos da pedagogia ambiental no contexto de uma turma de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Participaram da pesquisa a professora regente, uma monitora, bolsista do Programa de Iniciação à Docências (PIBID) e 26 alunos de uma Escola Municipal de Santa Maria, RS. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, estruturada a partir de entrevistas com a professora regente e a monitora. Para avaliar os entendimentos dos alunos sobre o Meio Ambiente (MA), foram realizados desenhos, fotografias e análise de cartoons, bem como a construção de maquetes. Constatou-se que a EA não está inserida de forma efetiva na prática escolar e que a professora, em sua formação inicial, não teve EA como conhecimento sistematizado, o que pode interferir em sua prática docente e na compreensão integrada do meio ambiente pelos estudantes.

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Como Citar

Koppe, H. de J. S., & Boer, N. (2016). Pedagogia ambiental: concepções de professores e estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 15(2), 175–192. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1778

Edição

Seção

Artigos