Concepções de meio ambiente da população rural e suas implicações no processo de deteriorização ambiental na localidade de Quilombo, Paraíso do Sul, RS

Magda Chaves, Deina Farenzena

Resumo


Com este trabalho teve-se como finalidade conhecer concepções de meio ambiente da população rural e como suas atividades interferem no processo de deterioração ambiental na localidade de Quilombo, Paraíso do Sul, RS. Para tanto, buscou-se caracterizar as atividades socioeconômicas, a concepção de meio ambiente e a percepção da população local quanto aos problemas ambientais acarretados pelas suas atividades e, ainda, as práticas conservacionistas adotadas. Para que a pesquisa atingisse os objetivos propostos, foram realizadas visitas às propriedades e entrevistas com os agricultores. Constatou-se, assim, que os agricultores, na sua maioria, percebem as alterações no meio, especialmente nas condições de produção do solo e justificam isso devido às inconsequentes ações humanas. Relataram, também, que se for mantido esse modelo produtivo, que utiliza muitos produtos químicos, sem proporcionar condições para a reposição natural dos nutrientes do solo, a produtividade poderá ser comprometida em curto prazo de tempo. Para que isso não ocorra, faz-se necessária a adoção de um modelo produtivo que garanta a sustentabilidade de todos os recursos naturais indispensáveis à manutenção das famílias.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.