Ensino de geografia em escolas públicas de ensino fundamental do município de Mata, RS

Leonise Maciel de Oliveira, Deina Farenzena

Resumo


No presente trabalho, teve-se como objetivo analisar o ensino de Geografia em escolas públicas de Ensino Fundamental do município de Mata, RS. Assim, para atingir o objetivo proposto, adotou-se o método dedutivo-descritivo, sendo que os procedimentos metodológicos tiveram como base entrevistas com alunos e professores orientadas por um instrumento de pesquisa com questões abertas e fechadas. Dessa forma, foi possível conhecer a opinião dos professores e as impressões dos alunos acerca do ensino de Geografia, além de verificar dificuldades enfrentadas pelo corpo docente e discente quanto ao ensino da disciplina. Os dados foram tabulados e interpretados, resultando em algumas conclusões, como a insatisfação de alguns professores quanto à sua prática em sala de aula e também por parte dos alunos em relação à disciplina, devido às práticas pouco dinâmicas e atrativas empregadas no processo de ensino-aprendizagem. Informações como essas podem servir para uma reflexão sobre as práticas desenvolvidas nas escolas públicas de Ensino Fundamental do município de Mata, RS, buscando a melhoria na qualidade do ensino de Geografia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.