O olhar do educando: impressões dos alunos de ensino médio sobre as aulas de História

Leonardo Silva Camargo, Elisabeth Weber Medeiros

Resumo


A idéia dessa pesquisa surgiu da intenção de conhecer a percepção dos alunos de Ensino Médio com relação ao ensino de História e a realidade didático-metodológica da sala de aula em escolas públicas e privadas de Santa Maria - RS. Como objetivo, procurou-se, através do olhar dos alunos, perceber o cenário e o desenvolvimento das novas abordagens do ensino de História na prática docente. Dessa forma, priorizou-se investigar alguns pontos considerados significativos, tais como, conceito de História, metodologia, estratégias, seleção de conteúdos e processos avaliativos. A metodologia utilizada foi a técnica de entrevistas estruturadas e, na análise dos dados coletados, a abordagem qualitativa e quantitativa. Como resultado da investigação percebeu-se que o processo de mudanças nas concepções do ensino de História, quando não é ausente, é muito lento e gradual. Este é o cenário e necessita sofrer modificações. As transformações, porém, dependem, em sua maior parte, do comprometimento dos docentes com o ensino de História, em tornar a sala de aula um local de construção de saberes e de posturas que respondam às questões colocadas pelo presente.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.