O olhar do educando: impressões dos alunos de ensino médio sobre as aulas de História

Autores

  • Leonardo Silva Camargo
  • Elisabeth Weber Medeiros

Resumo

A idéia dessa pesquisa surgiu da intenção de conhecer a percepção dos alunos de Ensino Médio com relação ao ensino de História e a realidade didático-metodológica da sala de aula em escolas públicas e privadas de Santa Maria - RS. Como objetivo, procurou-se, através do olhar dos alunos, perceber o cenário e o desenvolvimento das novas abordagens do ensino de História na prática docente. Dessa forma, priorizou-se investigar alguns pontos considerados significativos, tais como, conceito de História, metodologia, estratégias, seleção de conteúdos e processos avaliativos. A metodologia utilizada foi a técnica de entrevistas estruturadas e, na análise dos dados coletados, a abordagem qualitativa e quantitativa. Como resultado da investigação percebeu-se que o processo de mudanças nas concepções do ensino de História, quando não é ausente, é muito lento e gradual. Este é o cenário e necessita sofrer modificações. As transformações, porém, dependem, em sua maior parte, do comprometimento dos docentes com o ensino de História, em tornar a sala de aula um local de construção de saberes e de posturas que respondam às questões colocadas pelo presente.

Downloads

Como Citar

Camargo, L. S., & Medeiros, E. W. (2016). O olhar do educando: impressões dos alunos de ensino médio sobre as aulas de História. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 6(1), 1–20. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1639

Edição

Seção

Artigos