A alfabetização como processo de construção

Autores

  • Rosângela Aparecida Ceregati Costa
  • Carmen Rosane Segatto Souza

Resumo

Neste trabalho, o objetivo é investigar como os professores concebem a alfabetização e como trabalham com os problemas de aprendizagem da lecto-escrita em sala de aula. É preciso incentivar às crianças a buscarem a construção do próprio conhecimento. O educador precisa valorizar toda a bagagem que a criança já traz consigo, cada uma já com seu conhecimento próprio de mundo. O educador é o mediador dessas crianças na construção do conhecimento de maneiras variadas. A criança é fácil de ser alfabetizada, é só o educador deixar que ela faça, ou seja, ofereça condições para que ela mesma realize a aprendizagem. O trabalho caracterizou-se por uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, na qual, o instrumento de coleta de dados foi uma pesquisa semi-estruturada. Assim, a amostragem foi composta por  oito educadoras de três escolas de Santa Maria, duas particulares e uma municipal. Após a análise dos questionários, conclui-se que as educadoras estão preocupadas com sua qualificação constante e com a vida cotidiana de seus educandos, valorizando-os. Cabe aos educadores de nossas escolas conscientizarem-se mais e fazerem valer a vontade de trabalhar com essas crianças, pois só gostando do que fazem é que contribuirão para a construção de  um país menos analfabeto.

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Como Citar

Costa, R. A. C., & Souza, C. R. S. (2016). A alfabetização como processo de construção. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 4(1), 189–203. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1624

Edição

Seção

Artigos