Educar para ecologia humana

Janete Rosane Roiek, Iraní Rupolo

Resumo


A análise da ação pedagógica do professor na formação do aluno, vista sob o enfoque da ecologia humana, é apresentada neste estudo realizado a partir de leituras de diversos autores que tratam do assunto. Fez-se uma pesquisa, com sondagem e diagnóstico do ambiente escolar, procurando refletir sobre o ser humano e seu processo histórico/cultural e educacional e oferecer suporte teórico à prática educativa. Constatou-se que a educação, para a ecologia humana, é um tema pouco abordado no contexto escolar e que o próprio significado da ecologia se restringe à idéia de preservação da natureza. O professor, como mediador do conhecimento, deve contribuir para a formação da consciência crítica de seus educandos e tem um papel fundamental na educação para a ecologia humana.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.