Aprender ensinando: percepções sobre o aprender a aprender

Mariglei Severo, Ana Rosa Zurlo Dellazzana, Teresinha Maria Marchesan

Resumo


Este trabalho é uma pesquisa sobre a aprendizagem, um dos maiores fenômenos da vida humana. A pesquisa foi de campo e descritiva e sua aplicação se deu com alunos do 3º ano de uma escola de Ensino Médio de Santa Maria. No trabalho levantaram-se as percepções sobre as aprendizagens dos estudantes no decorrer de sua formação escolar, de modo a despertar, nos educadores, uma consciência educativa, que lhes possibilite investir no processo de aprender a aprender tanto em nível escolar como extra-escolar. As conclusões foram bastante significativas e reforçaram o papel do educador na motivação do aprender a aprender, pois foi constatado que os alunos reconhecem a importância da formação para a vida e que o professor é responsável por despertar o gosto por aprender. Verificou-se que, na maioria das vezes, o educador ensina sem saber o que o aluno já sabe e que a concepção de aprendizagem dos alunos está coerente com as atuais concepções. Na pesquisa foi revelado, também, que os estudantes estão buscando uma profissão que lhes permita estabilidade financeira e aprendizagem contínua. O pedagogo, neste cenário, possui a missão de acompanhar as mudanças e buscar ser o grande líder dos processos de aprendizagens, tanto em ambientes escolares como em ambientes organizacionais que, conforme o novo enfoque, devem transformar-se em ambientes de aprendizagem. Portanto, a grande competência que se deseja formar nas pessoas é a capacidade de aprender a aprender continuamente e por toda vida.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.