O ensino da história: o olhar do aluno

Marta Valquíria Winch, Elisabeth Weber Medeiros

Resumo


Neste artigo apresenta-se numa investigação acerca do ensino da História nas escolas estaduais de Ensino Fundamental do município de Santa Maria. A pesquisa teve como objetivo salientar a visão do aluno sobre o desenvolvimento da disciplina de História, abordando diferentes aspectos como objetivos, função, conteúdos, relação com a realidade, dinâmica das aulas, avaliação, construção da cidadania e interdisciplinaridade. Foram entrevistados alunos da 7ª e 8ª séries que freqüentam escolas públicas estaduais. Pelo estudo e análise das entrevistas, foi possível perceber, de forma mais concreta, os problemas que permeiam o ensino da História, sua compreensão na visão dos alunos e os aspectos que necessitam maior atenção por parte dos professores do Ensino Fundamental. Os resultados apontam situações e formas que poderiam contribuir para tornar a aula de História não só um momento de prazer, mas também algo vivo, contemporâneo e significativo, que possibilitasse ao aluno a compreensão e leitura da realidade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.