Excursões como elementos importantes na construção do conceito de meio ambiente e na prática da educação ambiental

Lilia Maria Polesso, Noemi Boer

Resumo


Trabalhou-se a construção do conceito de meio ambiente com uma amostra composta por 14 escolares da 3' série do Ensino Fundamental. sendo 7 do sexo feminino e 7 do sexo masculino, com idade compreendida entre 8-10 anos, provenientes de classe média e classe média baixa. Utilizou-se a técnica das excursões como metodologia básica. Aplicou-se um pré e um pós-teste para verificar o conceito inicial e final de meio ambiente, partiu-se assim do conceito já elaborado para um conceito mais abrangente sobre o assunto. O desenho e a redação de pequenos textos, após cada excursão, foram os instrumentos utilizados para avaliar a compreensão dos escolares a respeito do tema proposto. Realizaram-se quatro excursões em diferentes ambientes: natural, construído, de produção e bem estar social e rural. Os trajetos foram delimitados em mapas e cada escolar pôde seguir as orientações predeterminadas. Dos 14 escolares, que participaram da pesquisa. 13 expressaram-se com clareza e compreensão sobre o que é meio ambiente.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.