Desenvolvimento social e educativo de crianças carentes por meio do ballet clássico

Daniela Grieco Nascimento e Silva, Noemi Boer

Resumo


Utilizou-se o Ballet Clássico como procedimento pedagógico para tomar o processo educativo mais estimulante e atraente em crianças carentes de recusas materiais e afetivos. O trabalho foi desenvolvido de maio a dezembro de 1998, na Royale Escola de Dança e integração Social, em Santa Maria. Estado do Rio Grande do Sul e atendeu a sessenta crianças pmverientes de cinco escolas da Rede Municipal de Ensino e da lnstituição Beneficente Lar de Joaquina. Cada escola formou uma turma com dez crianças. selecionadas mediante uma audição e entrevista. Paralelamente às aulas de ballet foram realizadas as Oficinas Pedagógica e de Leitura. Na Oficina Pedagógica, trabalhar-se com refu'ço miare noções de higiene, sexualidade e convívio social. Na Oficina de Leitura as crianças foram apresentadas. por meio de uma biblioteca. ao mundo mágico dos livros, nos quais começam a desenvolver o senso crítico. Foi oferecido ainda apoio psicológico às crianças que necessitaram deste atendimento. O acompanhamento do desempenho escolar realizou-se por meio de reuniões sistemáticas com os diretores das escolas. A maioria das crianças apresentaram aproveitamento significativo no seu desempenho escolar e no seu desenvolvimento social o que as tornou mais responsáveis. autoconfiantes. disciplinadas e afetuosas. permitindo concluir que o uso do Ballet Clássico é viável como força motivadora no processo educativo de crianças carentes

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.