O BRINCAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NOS PRIMEIROS QUATRO ANOS DE VIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4780

Palavras-chave:

criança com deficiência física, desenvolvimento, brincar, educação especial

Resumo

Este estudo tem como tema o brincar de crianças com deficiência física nos primeiros quatro anos de vida, e o problema de pesquisa assim se constitui: como, com quem e do que brincam as crianças com deficiência física nos primeiros quatro anos de vida? A pesquisa objetivou averiguar se as crianças com deficiência física brincam em contextos educacionais; investigar com quem as crianças brincam; entender de que forma acontecem as brincadeiras e identificar tecnologia assistiva que favorece o brincar. O estudo teve amparo em bases teóricas que subsidiam a compreensão do papel do brinquedo e do brincar no desenvolvimento infantil. Foram adotadas entrevistas semiestruturadas com professoras atuantes em um Centro de Educação Infantil e em um Programa de Estimulação Precoce, além de observação. Constatamos que todas as crianças observadas brincam, interagindo com outras crianças ou com adultos. Alguns recursos de tecnologia assistiva foram identificados, como adaptação de mobiliários e de brinquedos. Em alguns casos há a dependência dos adultos para que a brincadeira aconteça. Vários brinquedos foram confeccionados pelos professores, adequando-os às condições das crianças, possibilitando o brincar.

Biografia do Autor

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora, pesquisadora e  coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação (Unochapecó), Mestrado e Doutorado. Integrante da Linha de Pesquisa Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva. Líder do Grupo de pesquisa Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas (Unochapecó). Bolsista de produtividade em pesquisa CNPq -2

Regiane Rosa, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Graduada em Pedagogia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Pós Graduada em Ensino Lúdico pela Faculdade de Educação São Luís. Foi bolsista pelo Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID (2013-2014) e bolsista de pesquisa PIBIC FAPE (2014). Professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Chapecó (SC) desde 2015.

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Publicado

2024-03-27

Como Citar

Pieczkowski, T. M. Z., & Rosa, R. (2024). O BRINCAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NOS PRIMEIROS QUATRO ANOS DE VIDA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 16(32), 43–57. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4780

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Humanidades