ENSINO AFETIVO DA TEOLOGIA E EMPATIA EM EDITH STEIN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v15i29.4394

Resumo

O presente artigo trata do ensino afetivo da Teologia a partir da noção de empatia em Edith Stein. Tem por objetivo, a partir de revisão de literatura acerca do tema, propor pistas para um ensino afetivo da Teologia que leve em consideração a noção de empatia proposta pela filósofa e educadora. Levantou-se diferentes estudos referentes ao tema da empatia a partir de Stein, para explicar o conceito do ato de empatizar e relacioná-lo ao contexto do ensino, bem como estudos acerca da afetividade no ensino superior e no ensino da Teologia, norteados pelas reflexões de Restrepo (1998) e Boff (2015). A partir da análise da literatura selecionada, apresentou-se as pistas para um ensino “empático-afetivo” que consideram os graus do ato de empatizar, a dimensão emotiva-afetiva na educação e o papel da linguagem. Concluiu-se que, não só é possível pensar um ensino afetivo a partir do conceito de empatia, como se mostra necessário considerar essa perspectiva ao visar uma formação integral do ser humano.   

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Publicado

2022-11-28

Como Citar

Cenci, M. P., & Daniel, L. I. (2022). ENSINO AFETIVO DA TEOLOGIA E EMPATIA EM EDITH STEIN. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 15(29), 99–109. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v15i29.4394

Edição

Seção

Artigos