O TEATRO NA ESCOLA: QUANDO O TEATRO AUXILIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM POSSIBILITANDO O EXERCÍCIO DA REFLEXÃO
Resumo
O presente artigo trata sobre um projeto desenvolvido pelos bolsistas PIBID, subprojeto História, na Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, em consideração a peça teatral “Brasil dos Coronéis”. A partir desse ponto, pretende-se discutir sobre a capacidade teatral de proporcionar campo para a construção e reflexão de ideias dentro do ambiente escolar, para isso é importante ressaltar a maneira com que o teatro é abordado, bem como o nível de conhecimento dos professores sobre o tema. A forma com que as escolas trabalham a Arte é determinante neste processo, pois geralmente é apresentada como atividade extraclasse ou alternativa para preencher períodos vagos. Sendo assim, este artigo pretende discutir a respeito do papel do Teatro nas escolas, alertando a respeito das armadilhas, que negligenciam o papel das Artes na construção do conhecimento formal.Referências
BARBOSA. A. M.. Arte, Educação e Cultura. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/mre000079.pdf. Acessado em 10 de setembro de 2014.
CORRÊA, I. A; OLIVEIRA, L. F.; RANGEL, E. F. M.; SANTOS, T. B. O Teatro: Uma Prática Interativa e Sugestiva Para o Ensino. Trabalho de pesquisa desenvolvido pelo projeto PIBID-Letras-UNIFRA. 2012.
INSTITUTO AUGUSTO BOAL. A função política da arte. São Paulo, 2012. Disponível em: <http://institutoaugustoboal.org/category/a-funcao-politica-da-arte/>. Acesso em: 13 julho 2013.
JAPIASSU, R. A Metodologia do Ensino de Teatro. Campinas, SP: Papirus, 2001.
______. A Linguagem Teatral na Escola: Pesquisa Docência e Prática Pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2007.
REVERBEL, O.. Jogos teatrais na escola. São Paulo: Editora Scipione LTDA. 1996.