JOGOS DIDÁTICOS: O CIRCUITO NA INTERDISCIPLINARIDADE
Resumo
No presente trabalho, que faz parte do PIBID – um convênio do Centro Universitário Franciscano com a CAPES, tem-se por objetivo a descrição de uma proposta de atividade interdisciplinar contemplando jogos didáticos, destacando a importância da interdisciplinaridade na educação, em específico, no ensino médio. A realização da atividade foi em forma de um circuito que contemplou as disciplinas de Educação Física, Língua Portuguesa, Literatura, Artes e Matemática, cujos participantes foram os alunos das três séries do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Walter Jobim. Para elaboração dessa atividade, foi necessária uma revisão bibliográfica acerca da interdisciplinaridade (FAZENDA, 1979) e ludicidade (DINELLO, 2004). Diante disso, ao integrar diferentes disciplinas, em um mesmo projeto ocorre maior interação entre docentes e discentes, contribuindo para melhor contextualização e possibilitando uma transparente troca de conhecimentos no contexto escolar.Referências
ANTUNES, I. Aula de Português: encontros e interação. São Paulo: Parábola, 2009.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais do ensino médio. Brasília: MEC, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2002.
DINELLO, R. Os jogos e as ludotecas. Santa Maria: Pallotti, 2004.
FAZENDA, I. C. A. Interação e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia?. São Paulo: Edição Loyola, 1979.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez, São Paulo, 1996.
LUCK. H. Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teóricos-motodológicos. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
PIAGET, J. O raciocínio na criança. Rio de Janeiro: Real, 1967.
PINHEIRO, N. F. Bate-papo: um formato do gênero entrevista na TV. IN:______. Gêneros: Um diálogo entre comunicação e linguísticas. Florianópolis: Insular, 2013.