FILOSOFIA E CINEMA: POSSÍVEIS ENTRECRUZAMENTOS

Autores

  • Maria Alice Coelho Ribas Centro Universitário Franciscano
  • Marcio Paulo Cenci Centro Universitário Franciscano

Resumo

Neste artigo apresentamos a relação entre Filosofia e Cinema do ponto de vista didáticopedagógico.A fim de que esta relação não se torne excessivamente sintética, correndo o riscode ser genérica ou muito obscura aos olhos do leitor, pretendemos tecer algumasconsiderações básicas acerca dos termos Filosofia e Cinema. E, para tanto, nos ateremos a umcaminho dos possíveis para desenvolver a questão. Assim, num primeiro momento,trataremos do termo filosofia com o intuito de explicitar a sua especificidade em relação àsoutras formas de compreensão da realidade. Posteriormente, buscaremos enfocar o cinemacomo campo da arte em que as obras são produzidas ainda que com fins estéticos, mascarregadas de efeito cognitivo, constituindo-se como fenômeno de comunicação e designificação com valor cognitivo e, como tal, devem ser examinadas.

Biografia do Autor

Maria Alice Coelho Ribas, Centro Universitário Franciscano

Marcio Paulo Cenci, Centro Universitário Franciscano

Referências

CABRERA, Julio. O cinema pensa: uma introdução à Filosofia através dos filmes. Tradução de Ryta Vinagre. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

BOCHENSKI, J. M. Diretrizes do pensamento filosófico. Trad. Alfred Simon. 6ª ed. São Paulo: EPU. 1977.

FULLAT, Octavi. Filosofias da Educação. Trad. Roque Zimmermann. Petrópolis: Vozes,1994.

LUCKESI,Cipriano Carlos.”Filosofia, exercício do filosofar e prática educativa” In: Aberto. Brasília. Ano 9.nº 45, jan. mar.1990.

METZ, Christian. A significação do cinema. São Paulo: Perspectiva, 1972.

HEIDEGGER, Martin. Conferências e escritos filosóficos. Tradução e notas de Ernildo Stein. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Lógico-philosophicus. Versión e introdución de Jacobo Muñoz e Isidoro Reguera. Madrid: Aliança Editorial, 2002.

SAVIANI, Dermeval. “Contribuições da Filosofia para a Educação” In: Aberto. Brasília. Ano 9 nº 45, jan. mar.1990.

Downloads

Publicado

2007-11-28

Como Citar

Coelho Ribas, M. A., & Cenci, M. P. (2007). FILOSOFIA E CINEMA: POSSÍVEIS ENTRECRUZAMENTOS. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/193

Edição

Seção

Artigos