Justiça Distributiva em Rawls
Resumo
Neste trabalho, pretendo refletir sobre o modo como a justiça como eqüidade, de John Rawls, propõe um modelo de distribuição de bens sociais primários, por parte do Estado democrático. Além disso, procuro refletir acer-ca de um padrão que, conforme a proposta de Rawls, serve para avaliar a jus-tiça de uma sociedade, ao mesmo tempo em que regula a distribuição dos bens sociais primários.Referências
ESPADA, João Carlos. Direitos Sociais de Cidadania. São Paulo: Massão Ohno Editor, 1999.
RAWLS, John. Uma Teoria da Justiça. Tradução de Almiro Pisetta e de Lenita Maria Rímoli Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 2002a.
___________. Justiça e Democracia. Tradução de Irene Paternot. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
___________. O Liberalismo Político. Tradução de Dinah de Abreu Azevedo. Brasília: Insti-tuto Teotônio Vilela; São Paulo: Editora Ática, 2002b. ___________. Justiça como Eqüidade: Uma Reformulação. Tradução de Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
___________. O Direito dos Povos: Seguido de A Idéia de Razão Pública Revista. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VAN PARIJS, Philippe. O que é Uma Sociedade Justa? – Introdução à Prática da Filosofia Política. Tradução de Cíntia Ávila de Carvalho. São Paulo: Editora Ática, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.








